quarta-feira, 23 de março de 2016
Espetáculo diante de homens e anjos!
✅
ESPETÁCULO DIANTE DE ANJOS E HOMENS - Quarta-feira, 23 de março de 2016
Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. 1 Coríntios 4:9, NVI
Depois que o Brasil estreou nas Olimpíadas em 1920 e conquistou sua primeira medalha de ouro, na modalidade de tiro, passaram-se 32 anos sem que o feito se repetisse. Porém, tudo mudou em 1952, com a chegada de Adhemar Ferreira da Silva, competindo no atletismo em Helsinque [Finlândia]. Além de levar o ouro, ele bateu quatro vezes na mesma tarde o recorde mundial do salto triplo, que, na época, era de 16 metros. Ele saltou 16,05 metros, 16,09 metros, 16,12 metros e, por fim, 16,22 metros!
Os finlandeses ficaram absolutamente impressionados ao ver aquele gigante negro de um país exótico e longínquo conquistar tamanho feito. Começaram então a aclamá-lo, gritando seu nome e o chamando para se aproximar. Adhemar então caminhou vagarosamente pelo estádio, acenando, com um sorriso de agradecimento pelos animados aplausos. Foi assim que, sem perceber, criou a popular volta olímpica, hoje tão usada pelos campeões de diversos esportes para cumprimentar o público após a vitória. Para a plateia nórdica, Adhemar deu um verdadeiro espetáculo de habilidade esportiva.
A Bíblia conta que nós, cristãos, também somos um espetáculo, mas com algo a mais: não são apenas os outros seres humanos que nos assistem, mas anjos também. No grande conflito entre o bem e o mal, o universo inteiro observa a humanidade. Somos a raça caída que recebeu a oportunidade de arrependimento e salvação por meio da morte do próprio Filho de Deus. Que privilégio maravilhoso e que grande responsabilidade!
Diante de tanta maldade e desprezo pelo amor divino, os cristãos são chamados a demonstrar em sua vida algo diferente. Ellen White explica: "O Senhor tem na Terra um povo peculiar, e não se envergonha de lhes chamar irmãos; pois fazem as obras de Cristo. Eles manifestam que amam a Deus, porque guardam os seus mandamentos. Têm a semelhança divina. São um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Cooperam com os seres celestiais, e o Senhor é muito honrado e glorificado" (E Recebereis Poder, p. 193).
Somos um espetáculo não quando recebemos os aplausos da multidão, como no caso da volta olímpica, mas ao fazer as obras de Cristo, ao amar a Deus, guardar seus mandamentos e cooperar com os seres celestiais. Que o Senhor nos ajude nesta linda missão!
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
segunda-feira, 21 de março de 2016
terça-feira, 15 de março de 2016
BRIGA LIBERADA?
BRIGA LIBERADA? - Terça-feira, 15 de março de 2016
"Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito", diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6, NVI
Na maioria dos esportes de contato, não pode haver atos violentos entre jogadores de times opostos. No futebol, quando o juiz percebe que o toque foi feito com intenção de machucar, dá logo um cartão vermelho, expulsando o ofensor da partida. O time também é penalizado, ficando com um jogador a menos.
Mas no hóquei no gelo é diferente. Na liga estadunidense, a troca de socos entre os jogadores é liberada. Não há um regulamento oficial para isso, mas os juízes só interferem quando um dos jogadores cai ou perde o capacete. A única coisa que acontece com os envolvidos é uma punição de alguns minutos no banco de reservas, mas a partida prossegue como se nada tivesse acontecido.
A verdade é que a violência atrai a atenção popular. Há times que até contratam jogadores fortes, mas sem tanta habilidade no esporte, para bater quando o técnico julgar necessário. Apelando para o lado mais baixo da natureza humana, muitos são os que apreciam essa troca gratuita de socos e pancadas.
Infelizmente, a violência não se restringe a um esporte distante de nossa realidade. Ela está presente nos corredores das escolas, entre grupos de crianças, adolescentes e jovens. A violência física ou verbal deixa marcas profundas, que podem levar a vida inteira para cicatrizar. Em alguns casos não sararam nunca. Muitas vezes, ela vem disfarçada na forma de "brincadeira". Como isso acontece? Os valentões que a praticam minimizam suas ações covardes contra os mais fracos e diferentes ao dizer que estão apenas brincando.
Hoje, esse tipo de violência recebeu nome específico em língua estrangeira – bullying –, mas sua prática é antiga e conhecida de todos. Embora muitos aceitem que se trata de algo normal, pelo qual todos passam e que faz parte da juventude, somos convidados por Deus a assumir uma postura diferente, de respeito, mansidão e domínio próprio. Ele nos chama também a não nos assentarmos "na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1, ARA).
Não se deixe enganar – a brincadeira só existe quando é boa para os dois lados! Quando ela humilha, envergonha e maltrata, não é brincadeira nenhuma. Se você se sente tentado a se unir a pessoas que praticam esse tipo de ato, fuja. Peça a Deus um coração novo e novas amizades. Ele é capaz de transformar por completo sua mente, seu coração e seus atos.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
sexta-feira, 11 de março de 2016
LIMONADA
Para começar o dia aos pés de Jesus...
LIMONADA - Sexta-feira, 11 de março de 2016
E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18
Há um ditado que diz: "Se a vida lhe der limões, faça com eles uma limonada." É uma forma criativa e divertida de afirmar a importância de tirar algo bom das dificuldades. Na teoria, é fácil. Na prática, a experiência pode ser terrivelmente dolorida. É preciso lembrar que os problemas podem ser inevitáveis, mas a amargura e a lamentação são opcionais.
Alguém que soube fazer limonada com os limões da vida foi o húngaro Pál Szekeres, lutador de esgrima, o único atleta medalhista tanto nos Jogos Olímpicos quanto nas Paraolimpíadas. Em 1988, conseguiu o bronze nas Olimpíadas de Seul [na Coreia do Sul]. Em 1991, sofreu um acidente de ônibus que o deixou paraplégico.
Para a maioria, esse seria o fim e um convite à amargura. Mas não foi assim que Szekeres decidiu encarar a situação. No ano seguinte, participou dos Jogos Paraolímpicos em Barcelona [Espanha] e conquistou ali a medalha de ouro. Ganhou mais um ouro em 1996 e medalhas de bronze em 2000, 2004 e 2008. Incrível!
Uma orientação bíblica que sempre me pareceu difícil de seguir é sermos agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Um acidente que traz a paralisia dos membros inferiores não parece, de maneira alguma, um motivo para agradecer. Nem outras situações da vida que podem estar incomodando você neste momento: um amigo próximo que virou as costas, o divórcio dos pais, brigas dentro de casa, perseguição na escola, notas baixas, problemas de autoaceitação e autoestima.
No entanto, o mesmo Senhor que nos orienta a ser gratos sob quaisquer circunstâncias nos diz que "todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o Seu plano" (Romanos 8:28).
Ninguém está dizendo que, daqui para frente, tudo será fácil. Longe disso. É bem provável que os desafios e as dificuldades continuem a vir em sua direção. Quanto mais nos aproximamos de Deus e quanto mais perto chega o fim de todas as coisas, mais situações adversas cruzarão nosso caminho. Podemos desistir e desanimar. Ou podemos seguir o exemplo de Pál Szekeres e extrair o melhor daquilo que a vida nos apresenta, com a ajuda de Deus.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
terça-feira, 8 de março de 2016
Toque feminino!
TOQUE FEMININO - Terça-feira, 8 de março de 2016
Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Gálatas 3:26
Em 1900, na cidade de Paris [França], as mulheres participaram pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. A primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica foi a tenista britânica Charlotte Reinagle Cooper. Passados 32 anos, o Brasil enviou a primeira mulher para as Olimpíadas.
Na época, as atletas sofriam grande preconceito por praticarem esportes. A primeira corajosa foi a nadadora Maria Emma Hulga Lenk. Aos 17 anos, ela partiu para Los Angeles [Estados Unidos da América], integrando o grupo de atletas que precisou vender o café carregado no porão do navio para custear as próprias despesas. Não ganhou nenhuma medalha olímpica, mas é considerada, mesmo assim, um mito do esporte. Foi pioneira no nado borboleta, que introduziu numa prova de peito nas Olimpíadas de Berlim [Alemanha], em 1936. Bateu recordes mundiais dos 200 e 400 metros nado peito. Treinava muitas vezes sozinha, sem técnico, seguindo os próprios métodos.
Muito antes de as mulheres receberem reconhecimento e serem vistas de modo mais igualitário pela sociedade (embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido nesse sentido), Deus já as valorizava e lhes concedia posições especiais: juízas, profetisas, rainhas, mães. Para ele, "não existe diferença [...] entre homens e mulheres" (Gálatas 3:28).
Jesus Cristo contava com um grupo de mulheres que o acompanhava e apoiava seu ministério. Elas foram fiéis seguidoras. Num momento em que os discípulos haviam desaparecido com medo, foram elas que se encarregaram dos preparativos para embalsamar o corpo de Jesus e tiveram assim o maior dos privilégios: receber em primeira mão a notícia da ressurreição! (ver Lucas 24:1-12).
As mulheres têm um jeito especial de organizar, cuidar e amar. O Senhor fica muito feliz em usar cada um desses atributos para a glória dele.
Neste Dia Internacional da Mulher, separe um tempo para agradecer a Deus pelas mulheres especiais que Ele colocou em sua vida. E não pare por aí. Vá em frente e diga a cada uma o quanto é bom poder contar com o carinho, a orientação, o apoio, o amor e a amizade que dedicam a você.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
segunda-feira, 7 de março de 2016
Falsa Loucura!
FALSA LOUCURA - Segunda-feira, 7 de março de 2016
Davi assustou-se com as palavras deles e ficou com muito medo de Aquis. Então, na frente de todos eles, fez de conta que estava louco. Quando tentaram segurá-lo, ele começou a agir como doido: rabiscava os portões da cidade e deixava escorrer saliva pela barba. 1 Samuel 21:12, 13
Desde 1960, são realizados, a cada quatro anos, os Jogos Paraolímpicos, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Ali é possível encontrar exemplos extraordinários de superação pessoal, persistência e coragem – verdadeira inspiração. Porém, como em tudo que envolve a natureza humana, há também tristes episódios de trapaça.
Foi o que aconteceu em 2000 na cidade de Sydney [Austrália]. Para disputar com vantagem a competição de basquete, alguns atletas fingiram ter deficiência mental. O time posteriormente denunciado, entrou em quadra com atletas sem nenhum problema neurológico. Por isso, a participação dos deficientes mentais foi até suspensa temporariamente das Paraolimpíadas. O foco no pódio os levou a trapacear.
A Bíblia conta a história da ocasião em que um de seus grandes personagens fingiu ter problemas mentais. As coisas não estavam fáceis para Davi. Em Israel, era incessantemente perseguido pelo rei Saul, que temia perder a coroa. Sem saber para onde ir, Davi buscou refúgio junto aos inimigos do povo de Deus, na cidade de Gate. Lá, as autoridades se lembraram que aquele era o herói de guerra dos israelitas. Davi se viu em apuros e, na tentativa de salvar a própria pele, fingiu-se de doido para ser deixado em paz. Esqueceu-se de que o mesmo Deus que lhe dera vitória sobre o gigante Golias teria condições de salvá-lo sem que precisasse recorrer à mentira.
Quando é que você se finge de louco ou de desentendido? Para evitar a vergonha de ter de explicar aos amigos por que você vive de maneira diferente? Para fugir de um confronto com seus pais, deixando de lhes contar a verdade? Tenha em mente a todo instante que o "pai da mentira" é o diabo (João 8:44). É ele quem tenta nos convencer de que não há problema em contar uma mentirinha aqui e se fingir de louco ali. Jesus, porém, nos orienta quanto ao modo de proceder em qualquer situação: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não, O que disto passar vem do maligno" (Mateus 5:37, ARA).
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
sexta-feira, 4 de março de 2016
Em busca de sentido!
Para começar o dia aos pés de Jesus...
EM BUSCA DE SENTIDO - Sexta-feira, 4 de março de 2016
E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados, [...] Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado. 1 Coríntios 15:17, 19, 20
Foi uma manhã sombria para a Argentina. Em 28 de setembro de 2004, o adolescente Rafael Solich, de 15 anos, entrou em sala de aula com uma pistola. Júnior, como era conhecido, disparou nos colegas, matando três e ferindo outros cinco. Esse foi o primeiro massacre escolar registrado na América Latina.
Uma violência dessa natureza sempre desperta uma série de questionamentos: O que se passa na mente de um jovem que decide fazer algo assim? Qual seria a razão para tanto ódio e desespero? Quem errou? Ele próprio foi o culpado de suas escolhas? Os pais falharam na educação? A culpa é da sociedade como um todo?
Alguns meses antes, usando um canivete, Júnior escrevera o seguinte na carteira em que costumava se assentar na sala de aula: "Quem encontrar o sentido da vida que o escreva aqui, por favor."
A falta de sentido para a vida leva as pessoas a cometerem todo tipo de loucura. Tentando encontrar um significado para a existência, muitos se afundam no trabalho de forma doentia, submetem-se a relacionamentos marcados pelo abuso, buscam fuga no álcool, nas drogas, no cigarro ou caem em depressão profunda. Ao contrário dos animais, o ser humano necessita encontrar significado para viver em paz, precisa saber que a vida não é um fim em si mesma, que há algo além dessa existência.
Felizmente, você e eu não precisamos viver em angústia. Não temos motivo para nos refugiar em prazeres prejudiciais e passageiros, nem buscar valor nos afirmando por meio de bens materiais. O sentido da vida se resume em Deus. Você foi criado por Ele para ser um filho querido; Jesus veio, morreu e ressuscitou; agora, Ele prepara uma morada especial para você no Céu, onde viverá eternamente, além dessa existência terrena.
Graças à ressurreição de Cristo e ao plano da salvação, nossa fé não é ilusória. Nossa vida tem um sentido especial. Mesmo quando tudo dá errado por aqui, temos muitos motivos para nos encher de esperança. Viva com isso em mente e não guarde só para você. Espalhe essa notícia!
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
quarta-feira, 2 de março de 2016
Aqueles que perseveram
Para começar o dia aos pés de Jesus...
AQUELES QUE PERSEVERAM - Quarta-feira, 2 de março de 2016
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12, ARA
Desde que os Jogos Olímpicos foram instituídos na era moderna, em 1896, apenas atletas de cinco países participaram de todas as edições. São eles: Grécia, Inglaterra, Suíça, França e Austrália. Em 2012, por exemplo, participaram esportistas de 204 países. Ou seja, dentre mais de duzentos países, apenas cinco conseguiram o feito de ter representantes em cada uma das Olimpíadas ao longo de mais de um século de história.
É claro que algumas dessas duzentas e poucas nações nem existiam 120 anos atrás. Outras tantas enfrentaram problemas tão graves, como fome, miséria e conflitos, que não podiam "dar-se ao luxo" de dedicar recursos ao esporte. Ainda assim, porém, a participação em 100% dos jogos é um feito digno de nota.
A constância e a perseverança são celebradas e valorizadas nas mais diversas áreas da vida. E há bons motivos para isso! Ser constante é persistir, não vacilar. Perseverar é se manter firme mesmo diante de bons motivos para desistir. Devem ser elogiados aqueles que perseveram nos relacionamentos familiares, são constantes no trabalho ou no desempenho escolar.
O mais importante, porém, é demonstrar constância e perseverança no relacionamento com Deus. A inconstância tem sido uma marca da relação da humanidade pecadora no trato com o Senhor desde o início da História. Tanto que a Bíblia usa a comparação com a infidelidade conjugal e a imoralidade para se referir aos momentos em que o povo se afastava: "O senhor Deus diz: 'Povo de Israel, faz muito tempo que você rejeitou a minha autoridade. Você não quis me obedecer, nem me adorar. E, em todos os montes altos e debaixo de todas as árvores sagradas, você praticava imoralidade na adoração aos deuses.'" (Jeremias 2:20).
Deus, porém, reconhece uma característica fundamental naqueles que ficarão ao lado dEle no tempo do fim: a perseverança. É o que diz o texto de Apocalipse que escolhemos para meditar hoje. Essa perseverança é demonstrada por meio de dois elementos fundamentais: a guarda dos mandamentos e a fé em Jesus. Na verdade, os dois andam lado a lado, pois o próprio Cristo disse: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14:15, NVI). Peça a Deus hoje que o ajude a ser constante em seu relacionamento com Ele e a perseverar até o fim.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
terça-feira, 1 de março de 2016
Resenha
Artigo: "Blog, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social.
Sónia Cruz - FCT Universidade do Minho.
Crie um Blog
Blog, odiado por alguns, amado por muitos, mas uma excelente ferramenta de trabalho, criado por Jorn Barger no final da década de 1990, tem sido utilizado por milhares de pessoas, que desejam passar alguma informação ou mesmo utilizá-lo como uma agenda. É muito fácil criar um Blog e à facilidade de edição, podendo ser postado comentários, imagens e vídeos.
O Blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos Blogs, ou os Blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso.
Um recurso característico dos Blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados.
O Blog também é uma ferramenta poderosa de trabalho usado por empresas para uma comunicação direta com os clientes.
Sendo assim, não perca mais tempo e crie o seu Blog.
Dormindo como um bebê.
Para começar o dia aos pés de Jesus...
DORMINDO COMO UM BEBÊ - Terça-feira, 1º de março de 2016
Quando me deito, durmo em paz, pois só Tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança. Salmo 4:8
Para ser um atleta de qualidade, é preciso cuidar muito bem da saúde. Por isso, é necessário prestar atenção a algo que muitos negligenciam hoje: o sono. Na verdade, o sono é importante para todos, não só para os atletas. É ele que garante o crescimento, a regeneração do descanso, promove a memória, o bom funcionamento do cérebro, facilita a atenção e a capacidade de aprender.
Há quem use a expressão "dormir como um bebê" como sinônimo de um sono profundo e tranquilo. Acho que quem fala isso nunca cuidou de um bebê novinho. É verdade que os bebês dormem muito mais horas do que os adultos mas com uma característica peculiar: passam bem mais tempo no ciclo leve de sono. Remexem-se, resmungam e às vezes até choram um pouquinho, ainda dormindo. Em algumas ocasiões, lutam contra o próprio sono. Vejo isso ao cuidar do meu pequeno de dois meses. Ele boceja e dá sinais de cansaço, mas resiste às tentativas de ser colocado para dormir. Sabendo o que é melhor para ele, insisto, para depois vê-lo acordar um bebê feliz, sorridente e descansado, pronto para mamar e brincar.
Assim somos nós também. Quantas vezes precisamos do sono – e de outras coisas importantes – mas resistimos. Ficamos acordados, prejudicando a própria saúde, enquanto nos demoramos na televisão e na internet. Esquecemos que precisamos ter a mente clara para estudar, trabalhar e resistir às tentações que o inimigo põe todos os dias em nosso caminho.
Há outras ocasiões em que, mesmo sem querer, o sono nos escapa. Deixamos que a ansiedade tome conta de nós, perdendo a oportunidade de confiar verdadeiramente em Deus. Para estas ocasiões, a próprio Jesus tem um conselho: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" (Mateus 6:25, ARA). E continua: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (verso 27, NVI).
O que tem tirado sua paz e tranquilidade? É a preocupação com o boletim que logo chegará? Ou a vontade de ser popular e aceito por um grupo de amigos? Ou ainda o desejo de que acabem os problemas dentro de casa? Entregue para Deus! Depois disso, pode dormir um paz, pois Ele garante a você uma vida com segurança.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
Assinar:
Postagens (Atom)