quarta-feira, 2 de março de 2016
Aqueles que perseveram
Para começar o dia aos pés de Jesus...
AQUELES QUE PERSEVERAM - Quarta-feira, 2 de março de 2016
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12, ARA
Desde que os Jogos Olímpicos foram instituídos na era moderna, em 1896, apenas atletas de cinco países participaram de todas as edições. São eles: Grécia, Inglaterra, Suíça, França e Austrália. Em 2012, por exemplo, participaram esportistas de 204 países. Ou seja, dentre mais de duzentos países, apenas cinco conseguiram o feito de ter representantes em cada uma das Olimpíadas ao longo de mais de um século de história.
É claro que algumas dessas duzentas e poucas nações nem existiam 120 anos atrás. Outras tantas enfrentaram problemas tão graves, como fome, miséria e conflitos, que não podiam "dar-se ao luxo" de dedicar recursos ao esporte. Ainda assim, porém, a participação em 100% dos jogos é um feito digno de nota.
A constância e a perseverança são celebradas e valorizadas nas mais diversas áreas da vida. E há bons motivos para isso! Ser constante é persistir, não vacilar. Perseverar é se manter firme mesmo diante de bons motivos para desistir. Devem ser elogiados aqueles que perseveram nos relacionamentos familiares, são constantes no trabalho ou no desempenho escolar.
O mais importante, porém, é demonstrar constância e perseverança no relacionamento com Deus. A inconstância tem sido uma marca da relação da humanidade pecadora no trato com o Senhor desde o início da História. Tanto que a Bíblia usa a comparação com a infidelidade conjugal e a imoralidade para se referir aos momentos em que o povo se afastava: "O senhor Deus diz: 'Povo de Israel, faz muito tempo que você rejeitou a minha autoridade. Você não quis me obedecer, nem me adorar. E, em todos os montes altos e debaixo de todas as árvores sagradas, você praticava imoralidade na adoração aos deuses.'" (Jeremias 2:20).
Deus, porém, reconhece uma característica fundamental naqueles que ficarão ao lado dEle no tempo do fim: a perseverança. É o que diz o texto de Apocalipse que escolhemos para meditar hoje. Essa perseverança é demonstrada por meio de dois elementos fundamentais: a guarda dos mandamentos e a fé em Jesus. Na verdade, os dois andam lado a lado, pois o próprio Cristo disse: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14:15, NVI). Peça a Deus hoje que o ajude a ser constante em seu relacionamento com Ele e a perseverar até o fim.
(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário