segunda-feira, 9 de maio de 2016

Resenha


Resultado de imagem para blogger



Artigo: "Blog, Youtube,Flickr, e Delicius: Softuare Inicial", de Sônia Cruz.


Crie um Blog!


Blog, odiado por alguns, amado por muitos, mas uma excelente ferramenta de trabalho. Criado por  Jorn Barger no final da década de 1990, tem sido utilizado por milhares de pessoas, que desejam passar alguma informação ou mesmo utilizá-lo como uma agenda. É muito fácil criar um blog e à facilidade de edição ajuda no desenvolvimento, podendo ser postado comentários, imagens, vídeos, etc.
Vários professores  tem usado como ferramenta de trabalho, e os alunos como caderno, podendo trabalhar qualquer disciplina, o manuseio pode ser individual ou coletivo.
O blog atual é uma evolução dos diários onlaine, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso.
Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados. Muitas empresas tem usado os blog para uma comunicação direta com os clientes. Sendo assim, não perca tempo, crie um blog.

terça-feira, 3 de maio de 2016

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CAMPOS X
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROFESSOR: LEÔNCIO
DISCENTE: CLAUDIA SILVIA / UANNE OLIVEIRA


Aprendendo a usar o Portal do Professor
Nesta seção vamos conhecer um espaço digital que é dedicado especificamente ao professor. Trata-se do Portal do Professor. Mas antes de avançarmos, vamos para o endereço proposto abaixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Como desafio, propomos a você cursista, a navegar no espaço do Portal do Professor que é bem interessante e pode auxiliá-lo quanto a utilização das tecnologias digitais na construção de aulas e atividades. Lá você vai encontrar muitos espaços para navegar e participar.
NO PORTAL DO PROFESSOR ENCONTRA:
 § Espaço da aula: permite consultar, visualizar, criar e compartilhar aulas;
§ Jornal do professor: é uma publicação digital, editada quinzenalmente, que traz conteúdos relacionados ao cotidiano da sala de aula;
 § Recursos educacionais: recursos multimídia disponibilizados para exploração e posterior uso como material didático, inclusive em aulas virtuais;
§ Cursos e materiais: informações sobre cursos oferecidos pelos sistemas públicos de educação e material de estudo adicional;
§ Interação e colaboração:
recursos interativos diversos que podem ser integrados a aulas ou empregados como ferramentas de ensino específicas;
§ Links: catálogo de endereços eletrônicos de sites e portais de interesse do professor.
§ Plataforma Freire: sistema desenvolvido pelo MEC e que permite o cadastro do currículo de professores da linha das instituições públicas de ensino, bem como a inscrição em cursos do Plano Nacional de Formação dos Professores da

COM BASE NO PORTAL DO PROFESSOR PARA MELHOR APRENDIZADO REALIZAREMOS UMA ATIVIDADE PROPOSTA PARA SALA DE AULA,UM EXEMPLO DE UM PLANO DE AULA.

COLEGIO  ESTADUAL EUNICE  JERONIMO DE OLIVEIRA
DISCIPLINA:MATEMÁTICA         SERIE/ ANO: 4º ANO
PROFESSORES: CLAUDIA SILVIA/ UANNE OLIVEIRA
     
Série/turma: 4º ano.
PLANO DE AULA
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
 Tema: Geometria nos anos iniciais
·         Conteúdo: Sólidos geométricos, figuras geométricas, planificação dos sólidos.
 Objetivo: Distinguir figuras e sólidos geométricos, explorando e reconhecendo suas características. Reconhecer vértices, arestas e faces. Utilizar-se do vocabulário próprio para se referir aos sólidos e às figuras geométricas.
 Recursos: Quadro de giz, sólidos geométricos, figuras geométricas, jogo da memória, tangram, atividades em folhas, cadernos, slides.
Execução da Aula  
Aula I
Primeira aula :Atividade Inicial Iniciaremos a aula explorando algumas imagens onde identificaremos a geometria na Natureza, a geometria na arquitetura, a geometria nas artes, reconhecendo as diferentes formas geométricas presentes em diferentes contextos. Apresentaremos alguns artistas que representaram em suas obras as forma geométricas. Socialização sobre todos os objetos que nos cercam em casa, no caminho de casa para escola, na escola, enfim em todos os lugares encontramos objetos que representam o que chamamos de sólidos geométricos.

Desenvolvimento: apresentação e dialogo sobre  que objetos eles veem em sala de aula que representa um sólido geométrico. A partir das falas anotaremos no quadro o que foi dito e apresentamos alguns sólidos construídos em papel apresentando sua nomenclatura.
AULA II
Segunda aula: Atividade inicial Nesta aula apresentamos os sólidos de madeira e identificando cada um deles. A pirâmide, o cubo, o cone, o paralelepípedo, a esfera sempre relembrando as devidas nomenclaturas.


Desenvolvimento : A partir dessa conversa inicial, entregamos a planificação dos sólidos para que montassem. (cubo, pirâmide, paralelepípedo).( Anexado a pagina final do livro).
AULA III
 Atividade inicial Explicaremos que os sólidos geométricos que vimos nas aulas anteriores, apresentam faces, arestas e vértices. Explicamos vértices, arestas e faces. Deverá haver o registro dos conceitos no caderno.






Desenvolvimento Jogo da memória As duplas receberam o jogo da memória contendo os sólidos, as figuras e a nomenclatura.
Atividade final:
Os alunos irão realizar as ativdades que serão distribuidas:







terça-feira, 19 de abril de 2016

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=jm#inbox/153e924e6ebd2fb4?projector=1

quarta-feira, 6 de abril de 2016

INTERVALO!

INTERVALO! - Quarta-feira, 6 de abril de 2016 Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3 João 2 O lema implícito da minha família biológica era: “Quanto mais duro você trabalhar, maior será o seu valor como indivíduo.” Eu me esforcei para imitar o exemplo dos meus pais, ao seguir nas pegadas deles, pegadas estas de grandes realizações. Referia-me ao meu excesso como “passar adiante a herança da zelosa ética de trabalho dos meus pais”. No entanto, ao rememorar o passado, não me lembro de tê-los visto tirar muito tempo para alimentar a alma. O estilo de vida deles proclamava: “Trabalhe honestamente. Trabalhe por longas horas. Trabalhe duro, mesmo à custa da saúde.” Às vezes, eu me perguntava se minha herdada “compulsão” por avançar rapidamente de uma responsabilidade profissional (ou da igreja) à outra estava ligada, de alguma forma, à fibrilação atrial (batimento cardíaco irregular) que eu também “herdei” dos meus pais. Só Deus conhece a reincidente viciada em trabalho que sou! E, já que necessito desertar de muito mais coisas, creio que Ele permite “intervalos” em minha vida para que eu me lembre. Certa noite, após semanas de viagens intermitentes; de escrever prazos, e de deveres para com a igreja local, senti um aperto no peito. Encontrei meu esquecido aferidor de pressão, deslizei-o pelo braço e aferi minha pressão. Estava altíssima! Trêmula, me levantei da cadeira e fiquei perambulando pelo meu escritório antes de me encontrar com o rosto no braço do empoeirado violão, que estava pendurado na parede. Peguei-o, sentei em um banquinho que estava perto, e comecei a dedilhar um hino simples. Dez minutos depois, aferi minha pressão novamente. O número sistólico (aquele de cima), havia abaixado 10 pontos! Sem acreditar, continuei tocando músicas calmas. A próxima leitura da pressão, que fiz apenas 15 minutos depois, revelou mais uma queda nos números. Embora eu me lembre dos meus pais com carinho, e tenha um orgulho inexprimível do que eles realizaram na vida, também me lembro com tristeza de como o trabalho sem folga fez com que a saúde deles ficasse debilitada. O desejo do apóstolo João era que todos os cristãos tivessem uma saúde física tão forte quanto a saúde que tinham da alma. O próprio Jesus deixou o exemplo da importância de tirar um tempo para relaxar, reagrupar, reviver e reajustar o foco (veja Mc 6:31). Ele sabia que, aquilo que faz o corpo prosperar, também faz a saúde da alma prosperar. Desde aquela noite em que aferi várias vezes a pressão, tenho aliviado algumas responsabilidades, e estou voltando ao meu plano de exercícios. Tenho combinado de almoçar com duas amigas em dois dias diferentes, e estou tocando violão um pouco mais. Como estão os seus intervalos? [Carolyn Sutton In: Stenbakken, Ardis Dick; Sutton, Carolyn Rathbun (comp.). Totalmente Amável – Meditação da Mulher. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 20

quarta-feira, 23 de março de 2016

Espetáculo diante de homens e anjos!

✅ ESPETÁCULO DIANTE DE ANJOS E HOMENS - Quarta-feira, 23 de março de 2016 Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. 1 Coríntios 4:9, NVI Depois que o Brasil estreou nas Olimpíadas em 1920 e conquistou sua primeira medalha de ouro, na modalidade de tiro, passaram-se 32 anos sem que o feito se repetisse. Porém, tudo mudou em 1952, com a chegada de Adhemar Ferreira da Silva, competindo no atletismo em Helsinque [Finlândia]. Além de levar o ouro, ele bateu quatro vezes na mesma tarde o recorde mundial do salto triplo, que, na época, era de 16 metros. Ele saltou 16,05 metros, 16,09 metros, 16,12 metros e, por fim, 16,22 metros! Os finlandeses ficaram absolutamente impressionados ao ver aquele gigante negro de um país exótico e longínquo conquistar tamanho feito. Come­çaram então a aclamá-lo, gritando seu nome e o chamando para se aproximar. Adhemar então caminhou vagarosamente pelo estádio, acenando, com um sorriso de agradecimento pelos animados aplausos. Foi assim que, sem perce­ber, criou a popular volta olímpica, hoje tão usada pelos campeões de diversos esportes para cumprimentar o público após a vitória. Para a plateia nórdica, Adhemar deu um verdadeiro espetáculo de habilidade esportiva. A Bíblia conta que nós, cristãos, também somos um espetáculo, mas com algo a mais: não são apenas os outros seres humanos que nos assistem, mas anjos também. No grande conflito entre o bem e o mal, o universo inteiro observa a humanidade. Somos a raça caída que recebeu a oportunidade de arrependimento e salvação por meio da morte do próprio Filho de Deus. Que privilégio maravilhoso e que grande responsabilidade! Diante de tanta maldade e desprezo pelo amor divino, os cristãos são chamados a demonstrar em sua vida algo diferente. Ellen White explica: "O Senhor tem na Terra um povo peculiar, e não se envergonha de lhes chamar irmãos; pois fazem as obras de Cristo. Eles manifestam que amam a Deus, porque guardam os seus mandamentos. Têm a semelhança divina. São um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Cooperam com os seres ce­lestiais, e o Senhor é muito honrado e glorificado" (E Recebereis Poder, p. 193). Somos um espetáculo não quando recebemos os aplausos da multidão, como no caso da volta olímpica, mas ao fazer as obras de Cristo, ao amar a Deus, guardar seus mandamentos e cooperar com os seres celestiais. Que o Senhor nos ajude nesta linda missão! (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

terça-feira, 15 de março de 2016

BRIGA LIBERADA?

BRIGA LIBERADA? - Terça-feira, 15 de março de 2016 "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito", diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6, NVI Na maioria dos esportes de contato, não pode haver atos violentos entre jogadores de times opostos. No futebol, quando o juiz percebe que o to­que foi feito com intenção de machucar, dá logo um cartão vermelho, expul­sando o ofensor da partida. O time também é penalizado, ficando com um jogador a menos. Mas no hóquei no gelo é diferente. Na liga estadunidense, a troca de socos entre os jogadores é liberada. Não há um regulamento oficial para isso, mas os juízes só interferem quando um dos jogadores cai ou perde o capace­te. A única coisa que acontece com os envolvidos é uma punição de alguns minutos no banco de reservas, mas a partida prossegue como se nada tivesse acontecido. A verdade é que a violência atrai a atenção popular. Há times que até contratam jogadores fortes, mas sem tanta habilidade no esporte, para bater quan­do o técnico julgar necessário. Apelando para o lado mais baixo da natureza humana, muitos são os que apreciam essa troca gratuita de socos e pancadas. Infelizmente, a violência não se restringe a um esporte distante de nos­sa realidade. Ela está presente nos corredores das escolas, entre grupos de crianças, adolescentes e jovens. A violência física ou verbal deixa marcas profundas, que podem levar a vida inteira para cicatrizar. Em alguns casos não sararam nunca. Muitas vezes, ela vem disfarçada na forma de "brincadeira". Como isso acontece? Os valentões que a praticam minimizam suas ações co­vardes contra os mais fracos e diferentes ao dizer que estão apenas brincando. Hoje, esse tipo de violência recebeu nome específico em língua estrangei­ra – bullying –, mas sua prática é antiga e conhecida de todos. Embora muitos aceitem que se trata de algo normal, pelo qual todos passam e que faz parte da juventude, somos convidados por Deus a assumir uma postura diferente, de respeito, mansidão e domínio próprio. Ele nos chama também a não nos assentarmos "na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1, ARA). Não se deixe enganar – a brincadeira só existe quando é boa para os dois lados! Quando ela humilha, envergonha e maltrata, não é brincadeira ne­nhuma. Se você se sente tentado a se unir a pessoas que praticam esse tipo de ato, fuja. Peça a Deus um coração novo e novas amizades. Ele é capaz de transformar por completo sua mente, seu coração e seus atos. (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

sexta-feira, 11 de março de 2016

LIMONADA

Para começar o dia aos pés de Jesus... LIMONADA - Sexta-feira, 11 de março de 2016 E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18 Há um ditado que diz: "Se a vida lhe der limões, faça com eles uma limonada." É uma forma criativa e divertida de afirmar a importância de tirar algo bom das dificuldades. Na teoria, é fácil. Na prática, a experiência pode ser terrivelmente dolorida. É preciso lembrar que os problemas podem ser inevitáveis, mas a amargura e a lamentação são opcionais. Alguém que soube fazer limonada com os limões da vida foi o húnga­ro Pál Szekeres, lutador de esgrima, o único atleta medalhista tanto nos Jogos Olímpicos quanto nas Paraolimpíadas. Em 1988, conseguiu o bronze nas Olimpíadas de Seul [na Coreia do Sul]. Em 1991, sofreu um acidente de ônibus que o deixou paraplégico. Para a maioria, esse seria o fim e um convite à amargura. Mas não foi assim que Szekeres decidiu encarar a situação. No ano seguinte, participou dos Jogos Paraolímpicos em Barcelona [Espanha] e conquistou ali a medalha de ouro. Ganhou mais um ouro em 1996 e medalhas de bronze em 2000, 2004 e 2008. Incrível! Uma orientação bíblica que sempre me pareceu difícil de seguir é sermos agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Um acidente que traz a paralisia dos membros inferiores não parece, de maneira alguma, um motivo para agradecer. Nem outras situações da vida que podem estar incomodando você neste momento: um amigo próximo que virou as costas, o divórcio dos pais, brigas dentro de casa, perseguição na escola, notas baixas, problemas de autoaceitação e autoestima. No entanto, o mesmo Senhor que nos orienta a ser gratos sob quaisquer circunstâncias nos diz que "todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o Seu plano" (Romanos 8:28). Ninguém está dizendo que, daqui para frente, tudo será fácil. Longe disso. É bem provável que os desafios e as dificuldades continuem a vir em sua direção. Quanto mais nos aproximamos de Deus e quanto mais perto chega o fim de todas as coisas, mais situações adversas cruzarão nosso caminho. Podemos desistir e desanimar. Ou podemos seguir o exemplo de Pál Szekeres e extrair o melhor daquilo que a vida nos apresenta, com a ajuda de Deus. (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

terça-feira, 8 de março de 2016

Toque feminino!

TOQUE FEMININO - Terça-feira, 8 de março de 2016 Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Gálatas 3:26 Em 1900, na cidade de Paris [França], as mulheres participaram pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. A primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica foi a tenista britânica Charlotte Reinagle Cooper. Passados 32 anos, o Brasil enviou a primeira mulher para as Olimpíadas. Na época, as atletas sofriam grande preconceito por praticarem esportes. A primeira corajosa foi a nadadora Maria Emma Hulga Lenk. Aos 17 anos, ela partiu para Los Angeles [Estados Unidos da América], integrando o grupo de atletas que precisou vender o café carregado no porão do navio para custear as próprias despesas. Não ganhou nenhuma medalha olímpica, mas é considerada, mesmo assim, um mito do esporte. Foi pioneira no nado borboleta, que introduziu numa prova de pei­to nas Olimpíadas de Berlim [Alemanha], em 1936. Bateu recordes mundiais dos 200 e 400 metros nado peito. Treinava muitas vezes sozinha, sem técnico, seguindo os próprios métodos. Muito antes de as mulheres receberem reconhecimento e serem vistas de modo mais igualitário pela sociedade (embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido nesse sentido), Deus já as valorizava e lhes concedia posições especiais: juízas, profetisas, rainhas, mães. Para ele, "não existe diferença [...] entre homens e mulheres" (Gálatas 3:28). Jesus Cristo contava com um grupo de mulheres que o acompanhava e apoiava seu ministério. Elas foram fiéis seguidoras. Num momento em que os discípulos haviam desaparecido com medo, foram elas que se encarregaram dos preparativos para embalsamar o corpo de Jesus e tiveram assim o maior dos privilégios: receber em primeira mão a notícia da ressurreição! (ver Lucas 24:1-12). As mulheres têm um jeito especial de organizar, cuidar e amar. O Senhor fica muito feliz em usar cada um desses atributos para a glória dele. Neste Dia Internacional da Mulher, separe um tempo para agradecer a Deus pelas mulheres especiais que Ele colocou em sua vida. E não pare por aí. Vá em frente e diga a cada uma o quanto é bom poder contar com o carinho, a orientação, o apoio, o amor e a amizade que dedicam a você. (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

segunda-feira, 7 de março de 2016

Falsa Loucura!

FALSA LOUCURA - Segunda-feira, 7 de março de 2016 Davi assustou-se com as palavras deles e ficou com muito medo de Aquis. Então, na frente de todos eles, fez de conta que estava louco. Quando tentaram segurá-lo, ele começou a agir como doido: rabiscava os portões da cidade e deixava escorrer saliva pela barba. 1 Samuel 21:12, 13 Desde 1960, são realizados, a cada quatro anos, os Jogos Paraolímpicos, o maior evento esportivo do mundo para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Ali é possível encontrar exemplos extraordinários de su­peração pessoal, persistência e coragem – verdadeira inspiração. Porém, como em tudo que envolve a natureza humana, há também tristes episó­dios de trapaça. Foi o que aconteceu em 2000 na cidade de Sydney [Austrália]. Para disputar com vantagem a competição de basquete, alguns atletas fingiram ter deficiência mental. O time posteriormente denunciado, entrou em quadra com atletas sem nenhum problema neurológico. Por isso, a participação dos deficientes mentais foi até suspensa temporariamente das Paraolimpíadas. O foco no pódio os levou a trapacear. A Bíblia conta a história da ocasião em que um de seus grandes personagens fingiu ter problemas mentais. As coisas não estavam fáceis para Davi. Em Israel, era incessantemente perseguido pelo rei Saul, que temia perder a coroa. Sem saber para onde ir, Davi buscou refúgio junto aos inimigos do povo de Deus, na cidade de Gate. Lá, as autoridades se lembraram que aquele era o herói de guerra dos israelitas. Davi se viu em apuros e, na tentativa de salvar a própria pele, fingiu-se de doido para ser deixado em paz. Esqueceu-se de que o mesmo Deus que lhe dera vitória sobre o gigante Golias teria condições de salvá-lo sem que precisasse recorrer à mentira. Quando é que você se finge de louco ou de desentendido? Para evitar a vergonha de ter de explicar aos amigos por que você vive de maneira diferente? Para fugir de um confronto com seus pais, deixando de lhes contar a verdade? Tenha em mente a todo instante que o "pai da mentira" é o diabo (João 8:44). É ele quem tenta nos convencer de que não há problema em contar uma mentirinha aqui e se fingir de louco ali. Jesus, porém, nos orienta quanto ao modo de proceder em qualquer situação: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não, O que disto passar vem do maligno" (Mateus 5:37, ARA). (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

sexta-feira, 4 de março de 2016

Em busca de sentido!

Para começar o dia aos pés de Jesus... EM BUSCA DE SENTIDO - Sexta-feira, 4 de março de 2016 E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados, [...] Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado. 1 Coríntios 15:17, 19, 20 Foi uma manhã sombria para a Argentina. Em 28 de setembro de 2004, o adolescente Rafael Solich, de 15 anos, entrou em sala de aula com uma pistola. Júnior, como era conhecido, disparou nos colegas, matando três e ferindo outros cinco. Esse foi o primeiro massacre escolar registrado na América Latina. Uma violência dessa natureza sempre desperta uma série de questiona­mentos: O que se passa na mente de um jovem que decide fazer algo assim? Qual seria a razão para tanto ódio e desespero? Quem errou? Ele próprio foi o culpado de suas escolhas? Os pais falharam na educação? A culpa é da sociedade como um todo? Alguns meses antes, usando um canivete, Júnior escrevera o seguinte na carteira em que costumava se assentar na sala de aula: "Quem encontrar o sentido da vida que o escreva aqui, por favor." A falta de sentido para a vida leva as pessoas a cometerem todo tipo de loucura. Tentando encontrar um significado para a existência, muitos se afundam no trabalho de forma doentia, submetem-se a relacionamentos marcados pelo abuso, buscam fuga no álcool, nas drogas, no cigarro ou caem em depres­são profunda. Ao contrário dos animais, o ser humano necessita encontrar significado para viver em paz, precisa saber que a vida não é um fim em si mesma, que há algo além dessa existência. Felizmente, você e eu não precisamos viver em angústia. Não temos moti­vo para nos refugiar em prazeres prejudiciais e passageiros, nem buscar valor nos afirmando por meio de bens materiais. O sentido da vida se resume em Deus. Você foi criado por Ele para ser um filho querido; Jesus veio, morreu e ressuscitou; agora, Ele prepara uma morada especial para você no Céu, onde viverá eternamente, além dessa existência terrena. Graças à ressurreição de Cristo e ao plano da salvação, nossa fé não é ilusória. Nossa vida tem um sentido especial. Mesmo quando tudo dá errado por aqui, temos muitos motivos para nos encher de esperança. Viva com isso em mente e não guarde só para você. Espalhe essa notícia! (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

quarta-feira, 2 de março de 2016

Aqueles que perseveram

Para começar o dia aos pés de Jesus... AQUELES QUE PERSEVERAM - Quarta-feira, 2 de março de 2016 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12, ARA Desde que os Jogos Olímpicos foram instituídos na era moderna, em 1896, apenas atletas de cinco países participaram de todas as edições. São eles: Grécia, Inglaterra, Suíça, França e Austrália. Em 2012, por exemplo, participaram esportistas de 204 países. Ou seja, dentre mais de duzentos países, apenas cinco con­seguiram o feito de ter representantes em cada uma das Olimpíadas ao longo de mais de um século de história. É claro que algumas dessas duzentas e poucas nações nem existiam 120 anos atrás. Outras tantas enfrentaram problemas tão graves, como fome, miséria e conflitos, que não podiam "dar-se ao luxo" de dedicar recursos ao esporte. Ainda assim, porém, a participação em 100% dos jogos é um feito digno de nota. A constância e a perseverança são celebradas e valorizadas nas mais diversas áreas da vida. E há bons motivos para isso! Ser constante é persistir, não vacilar. Perseverar é se manter firme mesmo diante de bons motivos para desistir. Devem ser elogiados aqueles que perseveram nos relacionamentos familiares, são constantes no trabalho ou no desempenho escolar. O mais importante, porém, é demonstrar constância e perseverança no relacionamento com Deus. A inconstância tem sido uma marca da relação da humanidade pecadora no trato com o Senhor desde o início da História. Tanto que a Bíblia usa a comparação com a infidelidade conjugal e a imoralidade para se referir aos momentos em que o povo se afastava: "O senhor Deus diz: 'Povo de Israel, faz muito tempo que você rejeitou a minha autoridade. Você não quis me obedecer, nem me adorar. E, em todos os montes altos e debaixo de todas as árvores sagradas, você praticava imoralidade na adoração aos deuses.'" (Jeremias 2:20). Deus, porém, reconhece uma característica fundamental naqueles que ficarão ao lado dEle no tempo do fim: a perseverança. É o que diz o texto de Apocalipse que escolhemos para meditar hoje. Essa perseverança é demonstrada por meio de dois elementos fundamentais: a guarda dos mandamentos e a fé em Jesus. Na verdade, os dois andam lado a lado, pois o próprio Cristo disse: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14:15, NVI). Peça a Deus hoje que o ajude a ser constante em seu relacionamento com Ele e a perseverar até o fim. (Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

terça-feira, 1 de março de 2016

Resenha

Artigo: "Blog, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social.
Sónia Cruz - FCT Universidade do Minho.

Crie um Blog

    Blog, odiado por alguns, amado por muitos, mas uma excelente ferramenta de trabalho, criado por Jorn Barger no final da década de 1990, tem sido utilizado por milhares de pessoas, que desejam passar alguma informação ou mesmo utilizá-lo como uma agenda. É muito fácil criar um Blog e à facilidade de edição, podendo ser postado comentários, imagens e vídeos.
    Vários professores tem usado como ferramenta de trabalho e os alunos como um caderno, podendo trabalhar qualquer disciplina, o manuseio pode ser individual ou coletivo. 
    O Blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. 
    A blogosfera, termo que representa o mundo dos Blogs, ou os Blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. 
    Um recurso característico dos Blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados. 
    O Blog também é uma ferramenta poderosa de trabalho usado por empresas para uma comunicação direta com os clientes. 
    Sendo assim, não perca mais tempo e crie o seu Blog. 

Dormindo como um bebê.




Para começar o dia aos pés de Jesus...

DORMINDO COMO UM BEBÊ - Terça-feira, 1º de março de 2016

Quando me deito, durmo em paz, pois só Tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança. Salmo 4:8

Para ser um atleta de qualidade, é preciso cuidar muito bem da saúde. Por isso, é necessário prestar atenção a algo que muitos negligenciam hoje: o sono. Na verdade, o sono é importante para todos, não só para os atletas. É ele que garante o crescimento, a regeneração do descanso, promove a memória, o bom funcionamento do cérebro, facilita a atenção e a capacidade de aprender.

Há quem use a expressão "dormir como um bebê" como sinônimo de um sono profundo e tranquilo. Acho que quem fala isso nunca cuidou de um bebê novinho. É verdade que os bebês dormem muito mais horas do que os adultos mas com uma característica peculiar: passam bem mais tempo no ciclo leve de sono. Remexem-se, resmungam e às vezes até choram um pouquinho, ainda dormindo. Em algumas ocasiões, lutam contra o próprio sono. Vejo isso ao cuidar do meu pequeno de dois meses. Ele boceja e dá sinais de cansaço, mas resiste às tentativas de ser colocado para dormir. Sabendo o que é melhor para ele, insisto, para depois vê-lo acordar um bebê feliz, sorridente e descansado, pronto para mamar e brincar.

Assim somos nós também. Quantas vezes precisamos do sono – e de outras coisas importantes – mas resistimos. Ficamos acordados, prejudicando a própria saúde, enquanto nos demoramos na televisão e na internet. Esquecemos que precisamos ter a mente clara para estudar, trabalhar e resistir às tentações que o inimigo põe todos os dias em nosso caminho.

Há outras ocasiões em que, mesmo sem querer, o sono nos escapa. Deixamos que a ansiedade tome conta de nós, perdendo a oportunidade de confiar verdadeiramente em Deus. Para estas ocasiões, a próprio Jesus tem um conselho: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" (Mateus 6:25, ARA). E continua: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (verso 27, NVI).

O que tem tirado sua paz e tranquilidade? É a preocupação com o boletim que logo chegará? Ou a vontade de ser popular e aceito por um grupo de amigos? Ou ainda o desejo de que acabem os problemas dentro de casa? Entregue para Deus! Depois disso, pode dormir um paz, pois Ele garante a você uma vida com segurança.

(Cecília Eller Nascimento. In: De Olho no Prêmio – Inspiração Juvenil. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O VESTIDO DE NOIVA





Para começar o dia aos pés de Jesus...



O VESTIDO DE NOIVA - Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Salmo 37:4, ARA

Todos os dias, quando voltava da faculdade, eu passava por uma rua comercial bastante movimentada e, muitas vezes, observava as vitrines. Como estudante pobre, eu ficava apenas na admiração de muitos dos seus itens. Uma vitrine em especial me chamava a atenção: a de vestidos de noiva.

Como eu estava noiva, sonhava em usar um daqueles vestidos. Mas todos eles eram muito caros, e eu sabia que tudo ficaria apenas no sonho.

Certo dia, colocaram um vestido muito bonito na vitrine, que chamou muito minha atenção. Ele era confeccionado em uma renda guipure, muito linda. Como desejei usar um vestido como aquele!

Ele permaneceu durante um bom tempo na vitrine, de modo que eu pude parar várias vezes para contemplá-lo e sonhar com ele.

Os meses passaram rapidamente e logo chegou o tempo em que eu preci­sava fazer os arranjos para o meu casamento. Um dos meus tios se ofereceu para pagar o aluguel do vestido, só que o valor não poderia ser alto.

Procurei uma senhora que era costureira e morava em um bairro um pouco mais afastado. Ela confeccionava vestidos e os alugava. Quando che­guei para ver se, porventura, ela teria algum que desse certo para mim, ela me olhou de alto a baixo e disse:

– Acho que tenho o vestido certo para você! Fiz para uma moça há algum tempo, e depois disso nunca mais encontrei alguém que entrasse no vestido, pois a moça era muito magrinha.

Quase não pude acreditar quando ela trouxe o vestido. Ele era feito exatamente com a renda que eu tanto sonhara. Estava novinho, pois havia sido usado somente uma vez. Além disso, o preço do aluguel não era alto e o vestido ficou perfeito para mim.

Louvei ao Senhor, por Seu amor e bondade, por ter todo o Universo para sustentar e bilhões de pessoas para cuidar, e ainda Se preocupar com o vestido de noiva que uma de Suas filhas sonhava em usar.

O cuidado do Senhor sempre me cativou e me cativa ainda hoje, e faz com que eu O ame cada vez mais. Que Pai maravilhoso nós temos!

Qual é o seu sonho? Lembre-se do verso de hoje: "Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração" (Salmo 37:4).

[Regina Mary Silveira Nunes. In: Stenbakken, Ardis Dick; Sutton, Carolyn Rathbun (comp.). Totalmente Amável – Meditação da Mulher. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016]

domingo, 28 de fevereiro de 2016

A importância da informática.

A importância da informática nas séries iniciais do ensino fundamental

Posted by rickcardoso em junho 11, 2009
No Brasil, a utilização da informática como recurso pedagógico iniciou-se nas universidades,enfatizando a utilização da tecnologia a serviço da educação. Mediante esta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua prática pedagógica. A informática trouxe benefícios para o setor educacional. em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental sugere o uso da informática como fonte inovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas pelo setor . A proposta inicial do trabalho com a informática nas séries iniciais do ensino fundamental necessita de mudanças relevantes, para a real efetivação do processo de ensino-aprendizagem. A informática tem a função de redimensionar o papel do professor, tornando-o um profissional imbuído na mediação de um conhecimento realmente aplicável aos dias atuais, como também na formação de cidadãos participantes e atuantes de uma sociedade a cada mais competitiva. Portanto, a inclusão digital dos profissionais da educação, assim como a inserção dos alunos nesta realidade torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível modifique-se o panorama educacional e conquiste-se as mudanças necessárias, objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a realidade em questão.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Por que os cães vivem menos que os homens?

Por que os cães vivem menos que as pessoas?

Aqui está a resposta (por uma criança de 6 anos):

Sendo Médico Veterinário, fui chamado para examinar um cão de 13 anos de idade chamado Batuta.
A família esperava por um milagre.

Examinei Batuta e descobri que ele estava morrendo de câncer e que eu não poderia fazer nada.
Batuta foi cercado pela família. O menino, Pedro, parecia tão calmo, acariciando o cão pela última vez... E eu me perguntava se ele entendia o que estava acontecendo. Em poucos minutos, Batuta caiu pacificamente dormindo para nunca mais acordar.

O garotinho parecia aceitar sem dificuldades. Ouvi a mãe se perguntando por que a vida dos cães é mais curta do que a dos seres humanos.

Pedro disse:'' Eu sei por quê.''

A explicação do menino mudou minha maneira de ver a vida.

Ele disse: - ''A gente vem ao mundo para aprender a viver uma boa vida, como amar aos outros o tempo todo e ser boa pessoa, não é mesmo? Como os cães já nascem sabendo fazer tudo isso, eles não precisam viver por tanto tempo como nós.''

Moral da história é:

Se um cão fosse seu Professor, você aprenderia coisas como:

* Quando teus entes queridos chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-los.

* Nunca deixe passar uma oportunidade de ir passear.

* Permita que a experiência do ar fresco e do vento no seu rosto seja de puro êxtase.

* Tire cochilos.

* Alongue-se antes de se levantar.

* Corra, salte e brinque diariamente.

* Melhore a sua atenção e deixe as pessoas te tocarem.

* Evite "morder" quando apenas um "rosnado" seria suficiente.

* Em um clima muito quente, beba muita água e deite-se na sombra de uma árvore frondosa.

* Quando você estiver feliz, dance movendo todo o seu corpo.

* Delicie-se com a simples alegria de uma longa caminhada.

* Seja fiel.

* Nunca pretenda ser algo que não é.

* Se o que você quer, está "enterrado"... cave até encontrar.

E nunca se esqueça:
" Quando alguém tiver num mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e suavemente faça-o sentir que vc está ali."

(Autor desconhecido)

Para tudo há um tempo.

✅ MEDITAÇÕES DA  MULHER


Para começar o dia aos pés de Jesus...



DOENÇA - Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

Poderia ser pior. Poderia ser uma má formação congênita, leucemia infantil, paralisia, ou qualquer outra tragédia inimaginável. Não é terminal, mas as sombras se estenderão todos os dias pelo resto da minha vida. Não tem como esconder. Nada será o mesmo outra vez. Não é um pesadelo. A faculdade deveria ser a época de aproveitar a vida, não de passar por isso. Pode ser que eu precise de uma intervenção caso uma doença não desapa­reça dentro de alguns dias; mas normalmente, doença é um revés de curta duração. Doenças crônicas, entretanto, desprezam esse curso normal de acontecimentos, e são tanto uma bênção quanto um pesadelo. Elas facilitam a perspectiva aprofundada e a empatia, enquanto solidificam e fortalecem as relações celestiais. O aspecto do pesadelo é autoexplicativo, principalmente para aqueles que estão sofrendo muito mais do que eu.

No fim das contas, a pessoa precisa aprender a equilibrar as opiniões de observada injustiça para com a bênção da vida e a de viver a vida ao máximo. Estou aprendendo a aceitar a incerteza, a ambiguidade, e a ter que estar no topo das "lições de casa" e do "estudo"; pode haver ou não força física e bem-estar para cumprir minhas tarefas amanhã – ou até mesmo daqui a cinco horas. Há adaptação, transição, reavaliação, reflexão e perdão: desafios quando a pessoa se sente presa a outra dimensão; isolada; desorientada; incerta quanto ao futuro; ansiosa por respostas que podem ou não existir. É difícil colocar tudo nas mãos de Deus, mas é somente isso que a pessoa pode fazer, principalmente quando falha o modelo de saúde frio, impassível, impessoal, vestido em um "jaleco branco".

Doenças crônicas vão tirando a vida um dia de cada vez, e fazem a pessoa lembrar que a fé pura e genuína do tamanho de um grão de mostarda pode realmente mover montanhas. Contudo, minha jornada não acabou. As coisas estão muito, muito, muito melhores; não devido à instituição médica, mas sim ao estilo de vida, reavaliação das prioridades da vida e à fé. A doença foi um alerta; e as mudanças necessárias no estilo de vida e a reflexão, no fim das contas, me trouxeram para mais perto de Sua imagem. Feitos os ajustes, eu não poderia ser mais feliz do que sou agora!

Descobri qual é a minha missão e papel na Terra. Não importa o que acontecer neste momento, há um plano e propósito para a minha vida; há uma razão para todas as coisas debaixo do céu, e o Senhor estará comigo a cada passo no caminho.

[Erin Parfet. In: Stenbakken, Ardis Dick; Sutton, Carolyn Rathbun (comp.). Totalmente Amável – Meditação da Mulher. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016]

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Deus abre as portas!

✅ MEDITAÇÕES DA  MULHER


Para começar o dia aos pés de Jesus...



DEUS ABRE AS PORTAS DAS PRISÕES - Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016


O Espírito do Soberano [. . .] enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros. Isaías 61:1

Em uma tarde de sábado excepcionalmente bela do mês de fevereiro, nosso grupo do ministério de louvor dirigiu mais de duas horas para chegar a um presídio. Quando chegamos lá, fomos informados que não poderíamos dar o concerto e nem sequer entrar naquele local. Vários funcionários do presídio estavam de licença médica, e as autoridades não poderiam garantir uma segurança adequada para um evento como aquele. Apesar dos nossos apelos, eles insistiram para que fôssemos embora, alegando que não poderiam abrir nenhuma exceção quanto ao regulamento do presídio.

Convencidos de que era da vontade de Deus que déssemos aquele concerto, nós formamos um círculo, demos as mãos e colocamos, em oração, o assunto nas mãos de Deus. Alguns minutos depois, um dos guardas voltou e disse que o supervisor havia mudado de ideia e poderíamos entrar.

O diretor responsável disse que nosso concerto havia sido transferido de uma pequena sala da ala leste (que acomodava cerca de 40 pessoas) para o grande pátio que ocupava quatro alas. Os guardas nos escoltaram enquanto montávamos o equipamento de som, e, em seguida, observaram aproximadamente 400 homens de duas alas se aglomerarem no pátio. Alguns guardas balançavam a cabeça, espantados com o rumo dos acontecimentos.

Quando me levantei para cantar diante de 50 espectadores curiosos, senti uma presença maligna; uma sensação de asfixia ao redor da minha garganta; um sentimento de que nossos esforços seriam em vão. "Senhor", orei, "não posso fazer isso sem Ti." Movida pela fé, dei um passo à frente e comecei a cantar. Minha voz, inicialmente fraca, ganhava força a cada nota. Senti uma paz tremenda. Em poucos minutos, os outros 350 internos, de pé em lados opostos do terreno cercado, começaram a se mover em nossa direção. Depois da música, uma pessoa pregou sobre o amor e o perdão de Deus. Ao fim do programa, havíamos entregado literatura e inscrito mais de 100 internos em nosso curso bíblico por correspondência!

Vivenciamos, naquele dia, muitos acontecimentos miraculosos. Vidas foram transformadas porque acreditamos no poder de Deus para intervir. Quero encorajar e desafiar você, minha amiga, quando pensar que as cir­cunstâncias da vida estão lhe fazendo prisioneira. Dê passagem, e com fé, permita que Deus abra as portas da sua prisão e a liberte! Você permitirá que Ele faça isso por você hoje?

[Vonda Beerman. In: Stenbakken, Ardis Dick; Sutton, Carolyn Rathbun (comp.). Totalmente Amável – Meditação da Mulher. Tatuí, SP, Brasil: CPB, 2016]